Em junho, 178 mil visitantes de fora desembarcaram em terras paulistas, um salto de quase 23% na comparação anual
São Paulo segue firme como uma das maiores portas de entrada do turismo internacional no Brasil — e com números que comprovam essa força. Só no primeiro semestre de 2025, mais de 1,37 milhão de turistas de outros países escolheram o estado como destino, 24% a mais que no mesmo período de 2024.
LEIA MAIS: Turismo de SP promove rotas gastronômicas durante o 'Sabor de SP'
Em junho, 178 mil visitantes de fora desembarcaram em terras paulistas, um salto de quase 23% na comparação anual. O fluxo reforça o papel de São Paulo como grande vitrine de cultura, negócios, gastronomia e eventos para toda a América Latina.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o resultado mostra que o Brasil está vivendo um novo momento no turismo, com destaque para o protagonismo paulista. “São Paulo vai além do corporativo: tem arte, música, teatro, restaurantes premiados, grandes festivais. Essa combinação explica por que o estado é um motor para o turismo que gera renda, empregos e impulsiona o Brasil no cenário global”, afirma.
A expansão da malha aérea e o uso de inteligência de dados também são apontados como fatores-chave para o avanço. “Crescemos 18% na malha em 2024 e já ampliamos mais 16% em 2025. Com isso, chegaremos a um número histórico de visitantes estrangeiros, acima de 7 milhões, algo inédito para o país”, completa Freixo.
LEIA MAIS: Rio Grande da Serra busca protagonismo no turismo de São Paulo
No cenário nacional, os primeiros seis meses de 2025 somaram mais de 5,3 milhões de turistas vindos do exterior, avanço de 48,2% em relação ao ano anterior — o melhor desempenho do semestre em toda a série histórica. Mantido o ritmo, o Brasil deve ultrapassar ainda este ano a meta de 8,1 milhões de turistas, antes prevista apenas para 2027.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.