Setecidades Titulo Operação Direto ao Ponto
Em seis meses, operação em São Bernardo recupera 118 pertences

Entre os itens recuperados estão celulares, notebooks, tablets, fones de ouvido e outros pertences

Da Redação
04/07/2025 | 12:05
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Desde o lançamento da Operação Direto ao Ponto, em 16 de janeiro, a Prefeitura de São Bernardo intensificou a segurança nas paradas de ônibus da cidade, resultando na recuperação de 118 objetos furtados e um aumento significativo da sensação de segurança para os usuários do transporte público.

LEIA MAIS: GCM de São Bernardo faz 257 ações e apreende barco na Billings

Nos primeiros 165 dias da ação, a GCM (Guarda Civil Municipal), com o apoio da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e motociclistas da Polícia Militar, realizou 24.949 rondas em 987 pontos de ônibus distribuídos pela cidade. Entre os itens recuperados estão celulares, notebooks, tablets, fones de ouvido e outros pertences, o que representa uma média de quase dois objetos recuperados por dia.

O prefeito Marcelo Lima (Podemos) destacou a importância da iniciativa: “Isso é eficiência na gestão da Segurança Pública. A operação protege a população nos horários de maior movimento e já gerou 12 ocorrências registradas no Distrito Policial.”

Com base no feedback dos moradores, coletado nas audiências públicas do programa ‘Voz da Gente – Cidade Pra Frente’, a Prefeitura anuncia uma nova fase da Operação Direto ao Ponto. A partir de agora, viaturas ficarão estacionadas próximas às paradas com maior índice de denúncias, acompanhando de perto o fluxo de embarque e desembarque para inibir a ação de criminosos.

“O deslocamento das viaturas para esses locais é resultado da análise dos pedidos da população feitos tanto pelo telefone 153 da GCM quanto pelas reivindicações populares nos Planos Plurianuais (PPAs),” explicou o secretário municipal de Segurança, Major Topalian.

LEIA MAIS: São Bernardo põe 2.000 agentes para garantir a ordem pública

Além disso, São Bernardo mantém a atuação conjunta com a Polícia Militar e Polícia Civil em operações como a Força Total, focadas na prevenção e no aumento da presença policial em pontos estratégicos da cidade. Desde fevereiro, a Guarda Civil Municipal, a PM e a Polícia Civil têm intensificado o policiamento preventivo em diversas regiões.

Outro destaque é a Operação Força Azul Marinho, uma ação integrada das sete Guardas Civis Municipais do Grande ABC que reforça a segurança nas áreas de divisa entre os municípios. A iniciativa faz parte do Programa ABC + Seguro, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, reforçando a cooperação regional na área da segurança pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;