Internacional Titulo Holanda
Espada medieval é encontrada acidentalmente em pedaço de argila extraído de rio na Europa

Em comunicado, o museu Rijksmuseum van Oudheden (Museu Nacional de Antiguidades) afirma que a espada medieval tem um metro de comprimento, uma guarda-mão ampla e um punho em formato de castanha-do-pará

03/07/2025 | 11:53
Compartilhar notícia
FOTO: Ruben de Heer/Museu Nacional de Antiguidades de Leiden
FOTO: Ruben de Heer/Museu Nacional de Antiguidades de Leiden Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra width=


Uma espada da Idade Média foi doada para ser exposta em um museu na Holanda após ser encontrada acidentalmente em um rio do país.

O item foi encontrado em março de 2024, quando uma escavadeira extraiu um pedaço de argila do rio Korte Linschoten, cerca de 25 quilômetros a oeste de Utrecht. O pedaço de ferro se projetava da massa de argila.

Em comunicado, o museu Rijksmuseum van Oudheden (Museu Nacional de Antiguidades) afirma que a espada medieval tem um metro de comprimento, uma guarda-mão ampla e um punho em formato de castanha-do-pará. As características indicam que a arma foi forjada aproximadamente entre os anos de 1050 e 1150, provavelmente na mesma região em que foi descoberta.

A lâmina de dois gumes é incrustada em ambos os lados com tiras de cobre, que formam círculos com uma cruz e um "nó infinito".

"Espadas medievais são bens muito pessoais: eram enterradas com o dono ou (alternativamente) sacrificadas na água", diz o museu, que ainda afirma que "é uma oportunidade de ouro quando uma delas reaparece séculos depois".

A espada foi doada ao Rijksmuseum van Oudheden em maio deste ano pelo município de Montfoort e pela propriedade Linschoten. A peça poderá ser vista na vitrine de aquisições no saguão de entrada de livre acesso do museu, onde estará em exibição até o final de agosto de 2025.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;