Aniversário - Ribeirão Pires Titulo Modalidades

Pinacoteca Municipal se torna um ponto de referência cultural em Ribeirão

Com um espaço dedicado à promoção e valorização da arte, equipamento reúne mais de 400 obras

19/03/2025 | 10:17
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/PMETRP
FOTO: Divulgação/PMETRP Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Com um acervo que já ultrapassa 400 obras, a Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias se estabelece como um tesouro artístico da região. A Prefeitura entrega nova sede para o espaço cultural, no próximo dia, a partir das 19h, com coleção que abrange rica variedade de pinturas, gravuras, desenhos e esculturas, com destaque às obras de renomados artistas locais e internacionais. 

Entre as peças em exposição, estão trabalhos de ícones como Roberto Burle Marx, Alfredo Volpi, Emanuel Araújo, Lúcio Bittencourt e Silvio Oppenheim, além de importantes obras de artistas consagrados no cenário nacional. O acervo também valoriza a produção artística local, com a contribuição de artistas da cidade de Ribeirão Pires.

Para marcar o lançamento oficial da Pinacoteca, duas exposições de grande relevância estarão abertas ao público: a primeira, com obras do acervo municipal, incluindo peças de mestres como Burle Marx e Volpi, e a segunda, com a participação do CARP (Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires), fundado no ano passado com o intuito de promover a arte local. Artistas como Caetano Santos, Joselaine Barbosa, Lua, Lilian Zampol, Cláudio Martucci, Ponezio, entre outros, serão destaques na exposição, que visa dar visibilidade ao trabalho da comunidade artística de Ribeirão Pires e região.

Em localização estratégica, no prédio anexo ao Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, da Escola Municipal de Artes e dos setores administrativos da Cultura (Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Centro), a Pinacoteca também apresentará obras táteis, desenvolvidas pela artista Rita Meireles. Serão 10 reproduções de peças presentes no acervo da Pinacoteca, especialmente criadas para promover a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência visual. Essas obras foram cuidadosamente restauradas e limpas antes de serem expostas para visitação, garantindo que o público possa apreciá-las em sua totalidade e com uma nova perspectiva.

A nova Pinacoteca passou por uma série de revitalizações, incluindo a instalação de novos pisos, iluminação moderna e reforma do telhado, oferecendo aos visitantes um ambiente acolhedor, acessível e adequado para a apreciação das artes. Um dos destaques do local será a Sala de Artes Digitais, que exibirá obras de artistas que utilizam as artes visuais de forma inovadora, por meio de projeções e novas linguagens digitais.

Com um espaço dedicado à promoção e valorização da arte, a Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias” se torna um ponto de referência cultural para Ribeirão Pires, promovendo o fomento à economia criativa e ampliando o acesso à cultura para moradores, estudantes e visitantes de todo o município.

Escola de Artes oferece oficinas inéditas de circo a crianças e jovens

O espetáculo da vida começou! Crianças e jovens de Ribeirão Pires estão se encantando com a magia do circo, graças ao recém-criado Núcleo de Artes Circenses da Emarp (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires). Sob a orientação de profissionais especializados, cerca de 50 alunos têm a oportunidade de explorar diversas modalidades, como malabarismo, equilibrismo, acrobacias e até mesmo contorcionismo.

A proposta das aulas vai muito além do espetáculo. Ao participar dessas atividades, os estudantes não apenas desenvolvem habilidades artísticas, mas conquistam inúmeros benefícios para a saúde física e mental. O circo, como arte, fortalece a musculatura, melhora a flexibilidade e a coordenação motora, e ainda oferece um intenso treino físico que ajuda a manter o corpo saudável e ativo.

Além disso, as aulas de circo promovem um ambiente criativo e estimulante, onde os alunos desenvolvem a autoconfiança e aprendem a superar desafios, enquanto se divertem e exploram novas possibilidades. O circo também se mostra uma poderosa ferramenta para reduzir o estresse, aprimorar a postura e incentivar a sociabilidade, pois as atividades muitas vezes envolvem o trabalho em grupo, fortalecendo a interação e o espírito coletivo.

“Estamos muito felizes em oferecer essa oportunidade para as crianças e jovens de nossa cidade. O circo não é apenas uma forma de arte, mas também uma poderosa ferramenta de aprendizado e crescimento pessoal. Cada aluno que entra na sala de aula leva consigo algo mais do que novas habilidades: leva confiança, saúde e a experiência de viver a arte de transformar a realidade”, comentou Maikon Liporoni, coordenador do Núcleo de Artes Circenses da Emarp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;