Turismo Titulo Veja a programação
Santo André aposta em atividades turísticas e trilhas gratuitas em agosto

A cidade terá uma série de eventos educativos, com destaque para a segunda edição da trilha até a terceira torre do antigo teleférico no Parque Municipal Natural do Pedroso

31/07/2025 | 10:07
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Mesmo com o fim das férias escolares, Santo André mantém a agenda de atividades gratuitas ao ar livre voltadas para toda a família durante o mês de agosto. A Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) prepara uma série de eventos educativos, com destaque para a segunda edição da trilha até a terceira torre do antigo teleférico no Parque Municipal Natural do Pedroso.

No dia 2 de agosto (sábado), às 10h, o público poderá visitar o Aterro Sanitário Municipal, onde são destinados os resíduos sólidos da cidade. Durante o passeio, os participantes conhecerão também duas cooperativas de triagem de materiais recicláveis, entendendo todo o processo de coleta e reciclagem dos resíduos.

Em 5 de agosto (terça-feira), uma oficina especial sobre frutos da Mata Atlântica – como uvaia, araçá e cambuci – será realizada em parceria com a Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará. O encontro terá uma parte teórica seguida de uma degustação dos preparos feitos com esses frutos nativos.

No dia 20 (quarta-feira), os moradores terão a chance de visitar o viveiro municipal, aprendendo sobre a produção de mudas e sua importância para a arborização e o paisagismo da cidade. A atividade é feita em conjunto com a Secretaria de Manutenção de Serviços Urbanos, que administra o espaço.

Para fechar o mês, no dia 31 de agosto (domingo), acontece a trilha monitorada até a terceira torre do antigo teleférico do Pedroso. Com 4 km de extensão entre ida e volta, o trajeto tem duração aproximada de 3 horas e é classificado como difícil devido aos trechos íngremes. É necessário ter ao menos 15 anos para participar.

Durante a caminhada, os participantes terão contato direto com a Mata Atlântica, podendo observar diversas espécies da fauna e flora locais. No topo, será possível visitar as ruínas do antigo teleférico e do restaurante que funcionou na área nos anos 1980, proporcionando um mergulho na história do parque.

Em caso de chuva, as atividades ao ar livre serão canceladas. As inscrições e informações adicionais estão disponíveis no site www.semasa.sp.gov.br/educambiental ou pelo telefone (11) 4433-9050.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;