"Reconstruindo a História” aborda a vida e os desafios de sua luta pelos direitos indígenas e pela preservação ambiental
O documentário “Reconstruindo a História”, que retrata a trajetória da ribeirão-pirense Cacica Pataxó Jaqueline Haywã, ultrapassa fronteiras e será exibido na Alemanha. A produção, realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura do Governo Federal e operacionalizada pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, será apresentada no dia 25 de setembro, na Associação EWA e.V Women''s Center, em Berlim, com transmissão on-line para o Brasil, às 15h horário de Brasília.
A narrativa do documentário começa em Ribeirão Pires, onde Jaqueline Haywã viveu até o final da infância, antes de se mudar com sua família para a Bahia. Foi na convivência com a cultura Pataxó Hã Hã Hãe que ela fortaleceu sua identidade e se tornou uma importante liderança na defesa dos direitos indígenas, destacando-se por ações que vão desde a luta contra o racismo até o combate à violação de direitos humanos.
O filme é uma realização da Produtora Marin & Andrade Produções Culturais e Artísticas, conhecida pelo nome fantasia Charanga da Alegria, dirigido por Flávio Marin e co-produzido pela Cacica.
De acordo com a Cacica Jaqueline, a exibição em Berlim marca o primeiro passo internacional do projeto, uma realização em conjunto com o Art.kulando – Literatura e Audiovisual, articulado por Arlete Martins. “É muito simbólico poder levar essa narrativa além do Brasil. Cada exibição é uma oportunidade de construir pontes culturais e mostrar que a luta indígena não tem fronteiras. Ela é sobre respeito, memória e futuro”, destacou.
O link para a transmissão on-line será divulgado nos canais oficiais do projeto próximos à data do evento. Após a sessão, a líder indígena participará de uma conversa ao vivo, conectando o público europeu e brasileiro à história, à cultura e à luta dos povos originários.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.