Terezina Capitanio Fantinatti destacou-se como pioneira no processo de industrialização do Grande ABC. Ela criou a primeira fiação de seda de toda a região, em 1910
A jovem imigrante italiana morava na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo. Em seu lote colonial ela produzia o bicho de seda no Vale do Ribeirão dos Meninos. E em sua casa tecia e industrializava a seda, de primeira qualidade, conhecida nacional e internacionalmente. Participou de exposições, sendo premiada, no início do século 20, em países vizinhos da América do Sul.
Avançada, ela é considerada pioneira também da obstetrícia em São Bernardo. Exerceu esta profissão num período em que não havia farmácia ou médico na cidade. Foi parteira por 20 anos e mantinha consultório na Rua do Gasômetro, em São Paulo.
EM VÍDEO – A história deste empreendedorismo está no youtube do Diário e no facebook da Memória.
SEMANA QUE VEM NO MOMENTO MEMÓRIA
Figurinhas guardadas em São Caetano
Crédito da foto 1 – Reprodução: Mario Ishimoto
Crédito da foto 2 – Acervo: Rita Angela Zincaglia (em memória)
PIONEIRISMO
1 – O estande da Fábrica de seda de Terezina Capitanio Fantinatti em Montevideo: início do século XX
2 – Dona Terezinha com o marido, Vitório Fantinatti: raízes no Centro de São Bernardo
NAS ONDAS DO RÁDIO
GRANDE ABC E VOCÊ
Uma homenagem ao publicitário Alberto Grisaro, da antiga Alga Publicidade.
Ele fez história no Diário do Grande ABC.
Manteve por anos duas colunas das mais lidas: Indicador Médico e Indicador das Farmácias, focalizando empresas importantes para a saúde pública da região.
Pessoalmente, Alberto Grisaro, saudoso colega, era sempre gentil, cordial, paciente. Fazia amigos por onde passava.
Grisaro colaborou, também, com a coluna Memória do Diário e deixou uma coleção de discos cujas canções alegravam, na década de 1940, as ruas centrais andreenses em serviço de alto-falantes que antecedeu as emissoras de rádio convencionais – Clube e ABC - que vieram na década de 1950.
Produção, apresentação e texto de abertura: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM (81.9).
QUINTA AVENIDA
Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. No ar nesta sexta-feira a partir das 12h.
Para ouvir, acessar o site: www.radio365.com.br/radio-365-news/
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sexta-feira, 20 de junho de 1975 – Edição 2777
MANCHETE – Prefeitos do Grande ABC, reunidos ontem (19-6-1975) elaboravam “carta de princípios” com sugestões referentes à região para a instituição da área metropolitana.
MEIO AMBIENTE – Fosfanil, indústria de Mauá, comprometia-se em tomar medidas para evitar poluição.
Robert Rommel, diretor geral da Fosfanil, reuniu-se ontem (19-6-1975) com o prefeito de Mauá, Amaury Fioravante, para tratar do assunto.
EDUCAÇÃO – Marcada para 27 (de junho de 1975) a inauguração da Faculdade de Desenho de Mauá.
CULTURA – Biblioteca Machado de Assis, do Riacho Grande, programava a Semana Machadiana.
RELIGIÃO – Dom Jorge Marcos de Oliveira defendia, na Câmara Municipal de São Caetano, a criação de uma nova paróquia na cidade, no Jardim São Caetano.
Contrário à medida, o vereador João Anhê argumentava que já havia uma paróquia na área, na Vila São José.
Dizia-se: haveria uma “guerra santa”.
Os vereadores acataram os argumentos do bispo diocesano e o requerimento contrário à nova paróquia foi retirado.
EM 20 DE JUNHO DE...
1905 – Portugal discutia o fim do passaporte no País.
1955 – Iniciado em 19 de junho (de 1955) o torneio hexagonal de futebol Charles Miller: em São Paulo, Palmeiras 3, Peñarol 3; no Rio, Flamengo 1, Benfica 0.
Também participariam Corinthians e América.
2024 – “Memória” iniciava uma série focalizando a grande conquista do EC Santo André: campeão da Copa do Brasil 2004, em 11 jogos eletrizantes.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Bandeirantes e Vicentina (MS), Bandeirantes (PR), Casa Nova (BA), Caxias do Sul (RS), Jaramataia (AL), Natividade (RJ) e Peixe (TO).
HOJE
Dia Mundial do Refugiado
Dia Nacional do Vigilante
Dia Nacional do Revendedor
Dia do Advogado Trabalhista.
Santa Florentina
20 de junho
Viveu no século VI. Seus irmãos, Leandro, Isidoro e Fulgêncio, também se tornaram santos. Ela é a padroeira da diocese de Plasencia, na Espanha.
Ilustração – Blog: Heroínas da Cristandade
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.