Recordes Cerimônia de encerramento da programação deste ano contou com homenagem a 31 estabelecimentos com mais de 20 anos de história
Divulgação

A terceira edição do Festival Sabores da Cidade de Santo André chegou ao fim com recordes de participação, ao reunir 230 estabelecimentos, e de acessos, com 32.143 visualizações no portal oficial. Entre os diferenciais desse ano, o evento de encerramento, feito na segunda-feira no auditório do Parque Tecnológico da cidade, realizou homenagem a 31 espaços que possuem mais de duas décadas de tradição. Locais como Cachaçaria Central, Bar da Dalva, D’Brescia, La Cantina, Farofa Paulista, Garoupa e Ramos Frutos do Mar receberam a certificação Patrimônio Gastronômico de Santo André.
A programação, que ocorreu entre 11 de maio e 10 de junho, buscou promover a valorização de empreendimentos focados em gastronomia, estimular o turismo regional e aquecer a economia. Um dos carros-chefe do município, o setor gastronômico gera 12 mil empregos, com investimentos que já somam R$ 78 milhões em nove anos.
De acordo com o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (Cidadania), a parceria entre a Prefeitura e o comércio local é fundamental para o desenvolvimento. “A gente vê o quanto a cidade é empreendedora, com uma gastronomia ativa. Temos a certeza que isso se deve muito pelo cuidado que tivemos durante a pandemia. Vimos que polos gastronômicos em várias cidades praticamente acabaram. Hoje, temos um setor unido que quer trazer novos negócios e abrir mais empresas”, afirmou.
A edição de 2026 contou com parcerias promocionais com o iFood. A Prefeitura aponta que o vínculo gerou mais de 854 mil visualizações das ofertas, com tíquete médio de R$ 84. “A ação ampliou a divulgação dos participantes e contribuiu para o aumento dos pedidos. Reconhecer empresas que ajudaram a construir a identidade gastronômica da cidade é uma forma de valorizar sua trajetória e nos fortalecermos ainda mais”, declara o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Criado na gestão do ex-prefeito Paulo Serra (PSDB), o festival impulsionou a consolidação de bares, padarias e restaurantes como fontes de renda e qualidade de vida. “É motivo de alegria ver os frutos de um trabalho que começou em 2017 para identificar as novas vocações da cidade, que passou por processo de desindustrialização. Definitivamente, foi o segmento que mais cresceu desde então. Estimulamos o mercado com capacitações e, depois, criamos essa programação, que, agora, supera os números de engajamento”, comenta.
As ações de divulgação com 16 influenciadores alcançaram mais de 1,3 milhão de visualizações. “Foi uma excelente exposição. Trouxe muita gente para nossa loja conhecer os pratos. No ano que vem, estaremos aqui mais uma vez”, diz Juliana Korin, que administra a Doceria Julipe, fundada pela família dela em 1987.
Gilvan promete ‘apoio total’ a Serra
Evaldo Novelini
Prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (Cidadania) prometeu dar “apoio total” à candidatura para deputado federal do antecessor Paulo Serra (PSDB), presidente estadual do PSDB. Afirmação foi feita na noite de segunda-feira (27) durante o encerramento da terceira edição do Festival Sabores da Cidade.
“Darei apoio total à candidatura de Paulo Serra”, garantiu Gilvan ao ser questionado sobre qual seria sua conduta na eleição de outubro. Conforme o Diário mostrou no fim de semana, tucano desistiu de ser candidato a governador, conforme se previa, e anunciou a intenção de disputar uma das 70 cadeiras do Estado de São Paulo na Câmara Federal.
Ao anunciar seu rumo político em outubro, Paulo Serra havia dito que aguardava a ajuda de Gilvan, que o tucano apoiou para a sua sucessão, em 2024, e de 20 vereadores e suplentes: “A gente espera muito essa gratidão. Que venha em apoio para a manutenção de um time político que a gente criou e colocou Santo André no caminho certo”.
A cerimônia que marcou o encerramento do Festival Sabores da Cidade, realizado no auditório do Parque Tecnológico, foi o primeiro encontro público entre Gilvan e Paulo Serra depois da decisão do futuro político pelo tucano. Eles conversaram animadamente e posaram juntos para os fotógrafos.
LEIA TAMBÉM:
Universidade do Grande ABC se reúnem para debater competitividade industrial
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.