Setecidades Titulo Reforço

GCM de São Caetano ganha dois novos ‘recrutas’ para equipe do Canil

Com 14 animais, efetivo do município é o maior do Grande ABC

28/08/2025 | 08:15
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques | DGABC
FOTO: André Henriques | DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano ganhou dois novos recrutas para a equipe do Canil. Os cachorros da raça border collie foram doados no início do mês ao município e possuem apenas 70 dias de vida. Apesar de ainda serem filhotes, os animais já iniciaram a ambientação e os treinamentos e, após um ano e meio, devem participar de operações de detecção de entorpecentes e em ações sociais com a comunidade. 

O efetivo do município são-caetanense é o maior dos canis das GCMs do Grande ABC, com 14 animais, sendo 11 da raça pastor-belga-malinois, um pastor-alemão e os dois recém-chegados border collie, chamados de Aegon e Aslan - nomes inspirados em personagens de obras audiovisuais. O número de cachorros na equipe deve diminuir no fim do ano, com a aposentadoria do cão Drax, que tem 8 anos. 

O comandante do Canil da GCM de São Caetano, o inspetor Roberto Coelho, explica que os cães são fundamentais nas ações de segurança do município, inclusive com apoio para as polícias Civil e Militar. Os animais, que recebem treinamento diário, auxiliam as equipes no patrulhamento preventivo pela cidade e nas operações de detecção de entorpecentes e de proteção em grandes eventos. 

“Os filhotes foram escolhidos da raça border collie devido ao comportamento amigável com pessoas, pois eles vão atuar com assistência terapêutica. Todos os meses, realizamos iniciativas no Canil com crianças da rede municipal e também com idosos. Essas ações são importantes para aproximar a comunidade das forças de segurança do município”, explica o inspetor Coelho. 

O Canil de São Caetano irá completar 23 anos de atuação em novembro. “O cão é uma ferramenta, é uma arma usada no uso progressivo da força, antes da arma de fogo. O cachorro é como um lutador profissional, ele sabe morder, quando e como, essa é a diferença para os outros cães não treinados”, destaca.

DIADEMA 

No mês passado, a GCM de Diadema reabriu o Canil, que estava desativado desde 2019. O município recebeu sete filhotes da raça pastor-belga malinois, que possuem cerca de três meses de vida. Os cães estão em processo inicial de socialização e treinamento e devem integrar a equipe no próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;