Setecidades Titulo Luto

Professor da USCS e da Fatec é morto em assalto na Rua do Manifesto

Docente era reconhecido pelo trabalho junto aos alunos e instituições lamentaram a perda

05/09/2025 | 10:45
Compartilhar notícia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O professor Mario Eugênio Longato, 66 anos, que lecionava na USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Caetano, foi assassinado na madrugada desta sexta-feira (5), durante um assalto na Rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo. As instituições prestaram condolências nesta manhã.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), policiais militares foram acionados para atender à ocorrência e, no local, encontraram o carro de Longato colidido contra um poste. "O motorista, ferido, foi socorrido ao Hospital São Camilo, onde se constatou que ele havia sido baleado. A vítima não resistiu aos ferimentos", aponta trecho da nota. 

A perícia e o IML (Instituto Médico Legal) foram acionados, e o caso foi registrado como homicídio no 16° Distrito Policial, na Vila Clementino. Diligências estão em andamento para identificar o autor do crime e esclarecer os fatos.

A USCS divulgou nota em que lamenta profundamente a morte do docente. “A Universidade Municipal de São Caetano lamenta o falecimento do professor Mario Eugênio Longato, docente das Escolas Politécnica e de Tecnologias da Universidade. A instituição se solidariza com seus amigos, familiares e colegas de trabalho”, diz o comunicado.

A Fatec de São Caetano – Antonio Russo também se manifestou por meio de mensagem encaminhada por integrantes da comunidade acadêmica ao Diário. “É com grande pesar que informo o falecimento do nosso colega Prof. Mário Eugênio Longato, vítima de assalto na noite de ontem. Não sei se você teve aulas com ele, mas foi um ótimo professor, verdadeiramente interessado no aprendizado e no progresso dos alunos de Segurança da Informação da Fatec São Caetano”, diz o texto.

Professor respeitado, Longato era conhecido pela dedicação em sala de aula e pela forma próxima de lidar com os estudantes. Até  a publicação deste texto, não havia informações sobre o velório e o enterro. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

Com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista e graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI, em São Bernardo, o professor construiu sólida trajetória acadêmica e profissional. Atualmente, lecionava na USCS, nos cursos de Engenharia da Produção, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologias em Gestão de TI. Também integrava o corpo docente da Fatec, onde ministrava disciplinas de Redes de Computadores para os cursos de Segurança da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além da atuação no ensino superior, era sócio-diretor da empresa MGR Informática Ltda., especializada em consultoria de gestão empresarial, com foco em supply chain no setor automotivo. Sua experiência incluiu ainda a função de coordenador de prova no Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, liderando equipes de especialistas na elaboração de exames.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;