Setecidades Titulo Vistoria

São Bernardo avança na construção de 1.090 unidades habitacionais na região do Silvina e Areião

Novos apartamentos integram programas de urbanização de assentamentos precários da cidade, que levam desenvolvimento a bairros afastados da região central

06/09/2025 | 12:05
Compartilhar notícia
Igor Cotrim
Igor Cotrim Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Funcionários da Secretaria de Habitação e gestores da Prefeitura de São Bernardo realizaram, nesta sexta-feira (5), uma vistoria para acompanhar a evolução dos projetos habitacionais na região do Areião e do Jardim Silvina. Juntos a prefeita Jessica Cormick, os profissionais estiveram no canteiro de obras dos prédios que vão abrigar 1.090 novas unidades habitacionais de interesse social. A construção dos apartamentos integra programas de urbanização de assentamentos precários do município. 

Para a chefe do executivo, a cidade é modelo de gestão na questão da habitação. “São Bernardo é referência em políticas públicas na área da habitação de interesse social. A Prefeitura tem liderado projetos, com recursos também do Governo do Estado e Federal, que estão transformando a realidade de comunidades afastadas. Mais do que apartamentos, estamos construindo o caminho para o desenvolvimento, com moradia digna, segurança e novas oportunidades para as pessoas”, disse a prefeita Jessica Cormick. 

Os novos conjuntos habitacionais estão sendo construídos ao longo da Rua Padre Léo Comissari e vão contemplar famílias das áreas do Monte Sião, Silvina, Areião, Sabesp e Vila dos Estudantes. A implantação está prevista para até 2026 e conta com aporte de R$ 221,6 milhões, recursos destinados pelo Governo Federal, Governo do Estado, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), e R$ 36,3 milhões da Prefeitura.

A construção dos projetos Silvina Audi, São Bernardo AB e Monte Sião I, II e III está inserida em programas de urbanização integrada e reassentamento de assentamentos precários da cidade. Entre as ações de destaque está o PAC Mananciais, que contemplará mais de 5 mil famílias que vivem em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Bacia Billings. 

Além das vistorias, Jessica Cormick reuniu-se com liderança dos moradores para dialogar sobre novas parcerias para levar formação profissional aos jovens. A presidente da Associação de Bairro da Vila dos Estudantes, Edna Barbosa, apresentou a demanda de cursos para qualificação de adolescentes no bairro.  A proposta é levar atividades de preparação para o mercado de trabalho e de estímulo ao empreendedorismo ao Centro Comunitário que será entregue aos moradores pela Prefeitura nos próximos meses.  

LEIA TAMBÉM:

"São Bernardo leva 1.200 escrituras a moradores do Alvarenga"

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;