Evolução dos trabalhos pode ser vista em exposição no HU de São Bernardo
O HU (Hospital de Urgência) de São Bernardo realiza a exposição Voos da Alma – O Impacto Emocional da Arte, até o dia 23, promovida pela equipe multiprofissional da psiquiatria da unidade.
LEIA MAIS: Arte e moda são usadas para romper tabus sobre luta antimanicomial
Aberta ao público, a iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, combater estigmas e apresentar, de forma sensível e acolhedora, a realidade dos pacientes psiquiátricos.
A proposta da exposição é desmistificar a ideia de que pessoas em sofrimento psíquico não possuem capacidades ou talentos. Por meio de trabalhos artísticos produzidos com materiais recicláveis – como porta-joias, casinhas decorativas e esculturas de pássaros – os pacientes puderam expressar sentimentos, resgatar vínculos afetivos e desenvolver habilidades esquecidas ou não exploradas.
O médico psiquiatra Rodrigo Casa Fogo, 31 anos, destacou a importância de humanizar o olhar sobre essas pessoas. “A ideia foi mitigar os mitos que ainda existem sobre a psiquiatria. Há quem acredite que o paciente não é capaz, que nunca vai melhorar. Mas vimos, por exemplo, obras feitas no início da internação e outras no fim, e a diferença é absurda. Mostra o quanto eles evoluem”, explicou.
Segundo ele, os pacientes são como qualquer pessoa, com a diferença de que vivem com um transtorno tratável e podem conviver normalmente em sociedade.
O médico residente Lucas Silva Costa, 33 anos, também chamou atenção para o preconceito velado que ainda existe contra transtornos mentais.
LEIA MAIS: Com portas abertas, HU de São Bernardo aumenta em 111% atendimentos
“Existem estigmas que a gente carrega. Chegamos ao ponto de não conseguir mais dizer simplesmente ‘estou triste’. Estamos muito focados em TDAH, ansiedade e depressão, e esquecemos de doenças sérias como esquizofrenia e bipolaridade”, afirmou.
A exposição pode ser visitada presencialmente ou de forma digital, por meio de um QR Code disponível no local.
A ação também celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado em 18 de maio, reforçando o compromisso da instituição com o cuidado humanizado e a valorização da saúde mental como parte fundamental da qualidade de vida. O HU fica na rua Joaquim Nabuco, 380, Centro de São Bernardo, telefone (11) 2630-9760.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.