Setecidades Titulo Pnatrans
Santo André amplia Faixa Azul e projeta 30 km de faixas exclusivas

As avenidas Dom Jorge Marcos de Oliveira e José Amazonas (no sentido bairro) receberam 3,4 quilômetros de faixas exclusivas

Da Redação
17/05/2025 | 12:01
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


A Prefeitura de Santo André concluiu a implantação de novos trechos da Faixa Azul, destinada exclusivamente ao tráfego de motocicletas. As avenidas Dom Jorge Marcos de Oliveira e José Amazonas (no sentido bairro) receberam 3,4 quilômetros de faixas exclusivas, ampliando o projeto iniciado em 2024.

LEIA MAIS: Marcelo Lima dá início à Faixa Azul na Avenida 31 de Março

A medida segue diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e conta com autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A primeira via a receber a Faixa Azul foi a Avenida Prestes Maia, com cinco quilômetros de extensão (ida e volta). Desde a implantação, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, não houve registro de mortes de motociclistas no trecho. Dados de janeiro de 2025 indicam aumento no fluxo de motos na via: de 7.204 para 10.197 por dia, um crescimento de 42%. Motocicletas representam 17% do volume total de veículos que circulam diariamente pela Prestes Maia.

A administração municipal encaminhou à Senatran novos projetos para instalação da faixa nas avenidas dos Estados e Presidente Costa e Silva. Caso aprovadas, essas ampliações levarão Santo André a um total de 30 quilômetros de vias com Faixa Azul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;