Cidade promoveu missa e distribuição de bolo no bairro Fundação nesta segunda-feira (28)
Atualizada às 19h
São Caetano celebra, nesta segunda-feira (28), 148 anos de história. Pela manhã, a comemoração teve início com a tradicional missa e a distribuição de bolo no bairro Fundação, com 3.000 unidades e cerca de 130kg. O Diário conversou com moradores presentes na celebração, que destacaram o orgulho de viver em São Caetano.
Cláudia Aparecida Oliveira, 48 anos, funcionária de escola pública, nasceu na Capital, mas se mudou para a cidade há cinco anos. “Moro aqui sozinha faz 5 anos, e para mim é muito bom trabalhar e morar aqui. É uma cidade muito acolhedora, fiz muitas amizades. Hoje eu me sinto muito conhecida na cidade, o pessoal até brinca comigo: ‘Você não quer ser vereadora?’ e eu digo que não”, relata.
Simone Dauar, 53, agente comunitária de saúde, vive no bairro Fundação desde os cinco anos. “Minha família toda mora aqui: meu neto, minha filha, a família do meu genro. Sentimos muito orgulho. Apesar das dificuldades que toda cidade tem – não é uma perfeição – é um bom lugar para se morar.”
Ela também chama a atenção para melhorias necessárias na área da saúde. “Como eu trabalho na área da saúde, vou focar nessa parte. É muito bom o atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde), mas podíamos ter mais especialistas, para reduzir o tempo de espera do pessoal que fica esperando um cardiologista, um neurologista.”
LEIA TAMBÉM: Tite Campanella comemora aniversário de São Caetano relembrando legado familiar
A professora Solange Nabarrete, 50, moradora do Centro, acrescenta: “A cidade é muito boa, mas pode melhorar. Eu sinto falta da parte cultural. Poderíamos ter mais concertos, óperas e peças teatrais.”
Além da missa, o bairro Fundação recebe ao longo de agosto a 33ª edição da tradicional festa italiana, com pratos típicos, apresentações musicais e danças tradicionais. Outras atividades comemorativas também ocorrem em diferentes pontos da cidade, como no Parque Chico Mendes.
História de São Caetano
São Caetano foi fundada em 1877, com a chegada de imigrantes italianos que formaram o núcleo colonial criado pelo Império Brasileiro. Rapidamente, o município se tornou um dos centros industriais mais relevantes do Estado de São Paulo.
O nome homenageia São Caetano de Thiene, santo italiano muito cultuado pelos primeiros imigrantes.
Resposta
Em nota, a Prefeitura se defendeu dos problemas apresnetados pelos moradores. Segundo o Paço, em junho, houve aumento significativo da oferta de consultas médicas especializadas. São realizadas mais 6.400 consultas por mês em 15 especialidades (inclusive em Cardiologia e em Neurologia), dentro do Programa Cuidar Bem + Saúde. A medida foi possível graças à contratação de médicos e à ampliação dos atendimentos presenciais no Atende Fácil Saúde, que passou a ser de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e também aos sábados, das 7h às 12h.
"A Prefeitura tem priorizado ações estruturantes e permanentes, que assegurem acesso oportuno, cuidado humanizado e o compromisso com uma saúde pública de qualidade", disse o Paço.
Já a Secretaria de Cultura está sempre atenta em todos os estilos e manifestações culturais, segundo o Paço. "Por exemplo, toda quinta-feira do mês temos a Big Band Salada Mista, gratuita, no Teatro Santos Dumont. Há uma ampla e diversificada agenda cultural, todos os meses. Para não perder nada, é só seguir o Instagram da Cultura @culturasaocaetano", disse.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.